15

Resenha: Eleanor & Park - Rainbow Rowell


Sobre o livro:

Título: Eleanor & Park
Autor: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Páginas: 336


Sinopse: Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

Resenha: 
         
        Park é um garoto que nunca sai da rotina, seu tempo se resume em: casa/ônibus/colégio/ônibus/casa. O lugar de cada aluno no ônibus já demarcado desde o início do ano, e ele deu a sorte de conseguir ficar sozinho em dois bancos.

Eleanor é uma garota que chama atenção por ser estranha. Ela usa roupas diferentes e está fora dos padrões de beleza das outras pessoas, porém não está nem aí pra isso. Sua vida é conturbada, além de não gostar do seu padrasto, ela tem que conviver com as brigas dele com a mãe.
     
        Certo dia, Park estava sentado em seu lugar no ônibus quando avistou uma aluna nova entrar, era Eleanor. Ao ver que não tinha mais nenhum lugar no pra sentar, a garota senta ao seu lado. Park não gosta daquilo, mas não diz nada e foca na leitura do seu gibi. Com o passar dos dias, ele percebe que ela estava acompanhando a história junto com ele e começa passar as páginas mais devagar.

      A amizade começa depois que Park empresta os seus gibis e fitas para Eleanor. Ao longo do tempo essa relação vai se intensificando até surgir um sentimento entre os dois. Só que esse namoro será muito conturbado, pois há diversos problemas que os impedem de ficar juntos.

Opinião:

      A história se passa em 1986, o que deixa o livro com um clima bem romântico. Cada capítulo é contado de forma alternada pelos dois personagens principais, deixando a leitura mais intensa. Conhecemos personagens que nos deixam com muita raiva, tipo o padrasto de Eleanor e as meninas da aula de educação física.

O namoro do casal é bem complicado, com altos e baixos. Mas dá pra perceber o quanto eles se gostam. A longo do livro eles soltam frases como “Não gosto de você, eu preciso de você” e “Não gosto de você, eu acho que preciso de você”.

Eleanor & Park é um livro que consegue ser doce, lindo, delicado e triste. Depois de diversas reviravoltas, acontece uma coisa extremamente inesperada que sinceramente, me deixou com um aperto no coração. Sem dúvidas é um livro que deve ser lido por todos que gostam de romance. Eleanor & Park é bem diferente dos romances clichês que existem por aí.  

15 comentários:

  1. Olá!

    Eu ainda não li esse livro mas é o que mais quero ler acho que é um romance muiito fofo e sempre leio elogios para ele :)
    Gostei da sua resenha.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  2. Já li esse livro e AMEI !
    A história ,apesar de ter alguns pontos bem pesados , chega a ser muito doce ;)
    O casal é totalmente fora dos padrões dos livros que estava acostumada a ler . Enfim , um livro nota 10 !

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Tenho esse livro e pouco antes de ganhá-lo eu queria muito ler, mas essa vontade foi diminuindo e diante de tanta leitura ele ficou parado na estante. Já li resenhas bem positivas, mas nenhuma me passou a ideia de que o livro não é maravilhoso e sim mediano, como a sua me fez pensar. Bom, eu ainda lerei, só não tenho certeza de quando.

    ResponderExcluir
  4. Olá Érick!
    Eu já vi várias resenhas desse livro e todas são muito boa.
    Um romance doce e com reviravoltas é muito bom. Tenho vontade de ler. Assim que der vou ler.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nada da autora, mas sempre que leio resenhas com ótimas opiniões me arrependo. A capa desse livro está fofa, e esse romance me parece tão fofo mesmo com os altos e baixos. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Oiee, tudo bem?

    Eu adorei esse livro. Foi meu primeiro contato com a autora e gostei bastante, principalmente porque os personagens principais não são nada convencionais. Com certeza é uma história comovente.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Érick, tudo bem?
    Posso estar enganada, mas só olhando a capa, eu já fico com a impressão que o envolvimento entre eles é algo puro, inocente,super fofo!!! E dizer que não se trata de gostar e sim de precisar do outro, me corta o coração. Sua resenha ficou ótima, não vejo a hora de ler o livro.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá... tudo bem??
    Eu adoro um clichê, mas também gosto quando os autores fogem disso... trazendo histórias diferentes e fora dos padrões de corpos lindos e sarados... eu tenho muita vontade de ler esse livro para poder descobrir tudo o que há por trás dela.... acredito que será um livro que vai me emocionar.. já li muitas resenhas que me deixaram sensibilizada... Xero!!

    ResponderExcluir
  9. Não consegui resenhar esse livro, acredita? Apesar de toda a suavidade do relacionamento, quando as coisas ficaram muito claras, ao final, eu simplesmente fiquei chocada demais para falar sobre isso. Como as fugas dela eram bem calculadas, as explicações eram bem articuladas, mas como os problemas eram bem piores do que ela deixava transparecer. E o fato de ela mentir até para si mesmo de uma forma que o próprio leitor acredita. Eu ainda tenho uma dor no coração quando penso nesse livro. >.<

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro a capa desse livro, acho bem fofa sabe.
    Cara eu pretendo ler esse livro ainda esse ano, mas me falta tempo sabe, mas parece ser uma história meiga, mas muita gente disse que é triste. por isso to demorando pra ler sabe !
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Li esse livro recentemente e adorei. Achei uma história bem estruturada e o romance muito convincente. Só aquele final... Ah, que raiva daquele final. Enfim, adorei sua resenha.
    Abraços

    www.estantejovem.com.br

    ResponderExcluir
  12. O padrasto da Eleonor é um homem detestável. Sempre que ele ganhava destaque na narrativa me subia um ódio... Não morri de amores, mas adorei o livro. O romance é bem fofinho mesmo e também acho que a época em que ele é ambientado influenciou.

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  13. Caraca, esse é um dos favoritos da vida! Amei demais a maneira como a Rainbow trabalhou o tema e as personagens, foi lindo. Falo bem pra quem estiver perto. Rsrs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  14. Érick, eu jurava que o livro era clichê quando o via por aí. Agora com sua opinião mudei de ideia, mas não sei se leria porque fujo de romances. Apesar de isso fazer parecer que tenho medo do amor, eu sou bem resolvida com ele hahaha mas só consigo me manter presa a um livro se ele me fizer sentir a adrenalina que só os livros de aventura fantástica conseguem me proporcionar.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando || Livre-se você também!

    ResponderExcluir
  15. Ola
    Essas foi uma das minhas leituras de 2015, realmente esse livro foge do cliché .Otima resenha

    nasuaestantebokks.blogspot.com

    ResponderExcluir

Ao comentar deixe o link do seu site/blog para que eu possa retribuir o seu comentário.

Obrigado pela visita!
Like Livros.