12

Livros que são adaptados ao cinema.

Olá galera. Faz um tempão que não posto na coluna “Falando sobre”. Resolvi valorizar mais esta coluna, e hoje trago o típico post de opiniões. Onde os meus amigos blogueiros literários também falam a repeito do tema escolhido. 

Tema: Livros que são adaptados ao cinema. 


    Nada como receber a notícia: o seu livro favorito vai ser adaptado ao cinema. Após a felicidade vem a dúvida; será se o filme vai ser fiel ao livro?.
    A realidade é que nunca um filme será como o livro, pois além do livro ser melhor é mais completo. Uma coisa é não ser fiel, outra coisa é mudar completamente a história. 

 Um exemplo disso é Perrcy Jackson – O ladrão de raios (resenha aqui) mudaram até o ladrão de raios. Foi um desrespeito aos fãs da saga. Eu odiei o filme! Mas há filmes que são fieis ao livro, como por exemplo: Em chamas. (resenha aqui) O filme é emocionante, os autores são como os personagens descritos no livro, e as cenas são de tirar o fôlego.
  
 É claro que nem tudo do livro foi para o filme, mas é relevante. Também há filmes que fazem o livro virar modinha, como está acontecendo com “A culpa é das estrelas” (resenha aqui) todo mundo virou fã do livro, só porque vai ter o filme. Então aqui fica meu pedido aos produtores dos filmes, se for adaptar o livro ao cinema não mude completamente a história, pois nada pior que um filme que não tem nada a ver com o livro. 

 Outra coisa muito boa, é ouvir aquela trilha sonora e lembrar do livro/filme, dos personagens, da história e então sentir aquela nostalgia.

E os meus amigos blogueiros, sabe o que eles acham dos livros que são adaptados ao cinema? Leia:


Lele Tapias Morales do blog:  To pensando em ler

Gosto de assistir este tipo de filme quando sei que o autor do livro fez parte da produção do mesmo. Dá mais veracidade à história. Normalmente o autor não deixa que o diretor faça mudanças muito drásticas, fica em cima pra que não mude muito. Claro que algumas coisas tem que ser modificadas para dar uma boa continuidade na tela, mas criar personagens novos e cenas que não existem no livro aí é demais! Basicamente eu gosto quando a adaptação segue a risca o livro.
Exemplo de uma ótima adaptação: As Vantagens de Ser Invisível foi tão fiel ao livro, que algumas algumas cenas eu falava junto com o personagem. Não mudaram nada. Além do que eu já descrevi. Outras adaptações muito boas são Harry Potter e Jogos Vorazes.
Exemplo de uma péssima adaptação: Meu Namorado É Um Zumbi. O autor nunca tinha escrito nada na vida, fez este livro e foi um sucesso, porém ele não tem nenhuma experiência. Quando compraram os direitos do livro, ele simplesmente vendeu tudo, e não fez a menor questão de saber o que seria feito da sua história. O diretor então resolveu mudar quase tudo, conclusão: Quem leu o livro e amou, odiou o filme mais que tudo na vida. Claro!! Mudaram até o final!!! Mais um exemplo de péssima adaptação: Qual é o seu Número? No livro existe um personagem que é incrível, um cachorro, e este cachorro é uma das melhores coisas que acontecem na história. No filme ele nem existe.
Enfim, sou sim a favor de passar para a tela o que lemos. Acho ótimo, mas desde que siga a história. Pra que quem leu o livro não fique com cara de "hã?"
Amanda do blog Primeiro livro
Adoro a sensação de ver as palavras de um livro que li, transformadas nas cenas de filmes. Não tenho essa neura de só assistir um filme depois de ler o livro, e não fico comparando e criticando os filmes. Asisto e leio as obras com visões diferentes e não como se fossem “um só”, até porque quando o diretor lê o livro para produzir a adaptação, sua visão pode ser bastante diferente da que eu tive ao ler... Acho que a gente tem que parar de querer que tudo saia sempre igualzinho, e aproveitar o que as duas obras tem a oferecer.

Barbara Sá do blog Segredo entre amigas
Todo leitor praticamente detona os livros quando são adaptados para o cinema. Por mais que eles estejam próximos da realidade da história sempre esquecem uma cena importante, exageram em algo ou transformam os personagens em algo totalmente diferente da nossa imaginação. Eu já espero por isso, então prefiro pensar que o filme não é uma adaptação do livro, mas uma história parecida com os mesmos personagens, assim não me decepciono tanto. Acho que falta um pouco de decência aos produtores, eles precisam entender que uma adaptação não é apenas um filme, mas a tradução para a cinematografia de uma obra que já havia rebatado milhões de leitores. Claro que não há como agradar a todos, mas se os livros fossem estudados a fundo, com certeza muitos mais leitores se identificariam com as adaptações.

Mariana Baptista do blog Sem querer me intrometer.
Todo leitor, ao ler um bom livro, encontra-se imaginando as cenas, com toda sua ação, emoção, expressões dos personagens, enfim, pela nossa cabeça já se passa um filme completo na hora da leitura, então ver uma adaptação cinematográfica de um livro que amamos é como a realização de um sonho. Ficamos empolgados em podermos ver, finalmente de forma clara, tudo aquilo que já vimos milhões de vezes dentro de nossa mente. Porém, muitas vezes o "sonho" torna-se "pesadelo", pois a grande maioria dos diretores/roteiristas estão mais preocupados com o aspecto visual das filmagens do que em manter a estória fiel ao livro de origem (algo que não se pode condenar, afinal filmes vivem de belas imagens mais do que de belas estórias). E as inúmeras mudanças de enredos feitas para adaptar os livros para o cinema acabam, muitas vezes, decepcionando muito os leitores. Eu, particularmente, evito assistir aos filmes adaptados dos meus livros favoritos. Sei que parece bobagem, mas tenho um grande medo de me decepcionar! Então acabo procrastinando até quase não poder mais..

Caíque Fortunato do blog Entre páginas e livros.
Gosto muito dos livros e os troco por qualquer filme ou programa de televisão por achar mais envolvente e divertido ler uma história e ficar dias conferindo o que vai acontecer e pensando em todos os personagens, na narrativa e nos cenários. O que acontece geralmente nas adaptações é que não é possível colocar tudo em um filme, logo algumas informações, que podem ser importantes, ficam de fora e a história se passa mais rápido acabando depressa. O pior é quando a adaptação é mal feita e pouco fiel ao livro, e isso tem acontecido muito, o que me deixa com um pé atrás em relação aos livros que viram filme.
                               ***
E você, o que acha dos filmes que são adaptados ao cinema?

12 comentários:

  1. Eu sinceramente prefiro ler os livros antes de ir ao cinema, pois no cinema os filmes são muito mais curtos e não aparecem algumas cenas que estão nos livros e que dão interesse à história.
    Já sigo aqui, convido-a a seguir meu blog também!!!
    Não se esqueça de visitar os novos posts do blog e de deixar um comment!! Fico à sua espera!!!
    Beijos :)
    http://fashion--and--you.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Oi Erick, obrigado pela indicação, curto muito a coluna e achei legal conferir a opinião da galera sobre esse assunto que pode ser polêmico u.u ..

    Abraço
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Érick...
    Pois é, adaptações é uma coisa que gera polêmica. Eu, como disse, prefiro não ver como uma adaptação, me tira esse estresse, haha.
    Ótimo post ;)

    Beijos,
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  4. Lindo!!!
    E este post veio em um ótimo momento!!! Amanhã chega aos cinemas o livro, ops, o filme A Menina Que Roubava Livros. E gente, eu amo esse livro!!!
    Tô até com medo de assistir, rsrsrs

    Obrigada seu lindo por me convidar!! Fiquei muito feliz :))

    Bjkas mil!


    E conte sempre comigo!!!

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Érick,

    Realmente dá aquele frio na barriga na hora de ver uma adaptação cinematográfica de um livro. Infelizmente, na maioria das vezes eu saio decepcionada. Posso até gostar do filme, mas sempre tem algo que faltou ou que foi modificado bruscamente. Em Chamas, como você disse, é um dos poucos exemplos de filmes que são fieis na adaptação. É mais fácil ver o livro e o filme com duas coisas diferentes mesmo.

    Beijos,
    aquelaborralheira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Sempre me decepciono com as adaptações do livro no cinema, sempre vai faltar algo. Por isso que eu tenho uma lista de livros que viraram filmes pra ler antes de assistir. Espero que A Cupa É das Estrelas não me decepcione.

    ResponderExcluir
  7. Eu fico com pé atrás quando descubro que um livro que gostei muito será adaptado para o cinema, mas não sou preconceituosa, espero pra assistir antes de falar mal.
    A última adaptação que amei e chorei muito ao ler e também ao assistir o filme foi A menina que roubava livros. Ah! Curti demais também o filme Em chamas, achei melhor que Jogos vorazes.
    Bela postagem, adorei os depoimentos dos blogueiros.

    Beijinhos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  8. Odiei o filme O Ladrão de Raios, AMO completamente o livro e quando eu fui ver o filme o que eu vejo? Um filme terrível sem pé nem cabeça e que não é fiel ao livro. ODIEI o filme, estava assistindo o filme com meu irmão e todo tempo só ficava dizendo !Isso não aconteceu" ou " Está errado, TUDO errado".
    Corrigindo: Nem todos gostam de ACEDE, eu não gostei do livro, e duvido que vou gostar do filme, tanto que nem quero assistir.
    Amei os "depoimentos" dos Blogueiros, é bom interagir com eles e saber as suas opiniões!
    Beijos!
    http://umavidachamadalivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Odeio quando vou assistir um filme e está super por fora do livro. Às vezes algumas mudanças são necessárias, mas tem casos que só por Deus.
    Um filme que me irritou bastante foi Um Porto Seguro, poxa mudaram até o nome de um dos personagens :(

    http://rotinadafelicidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Eu sempre fico animada com uma adaptação de livro que gosto. Claro que, sempre há o risco da decepção, mas mesmo assim sempre me empolgo. Acho que um bom exemplo é Jogos Vorazes, estou gostando muito. Mas em compensação, Cidade dos Ossos não foi muito do meu agrado.

    Abraço

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie, fico na expectativa para ver o filme. Já estou ansiosa para assistir o filme de A culpa das estrelas- Jonh Green espero não me arrepender.
    Beijos :)

    www.livroslov.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá a todos os blogueiros

    Gostei do comentário de cada um, parabéns, mas não entendi o porquê de tanto medo com as adaptações hehe eu mesmo gosto de ler o livro e ver o filme depois ou o contrario nunca me decepciono, se já, estou me esquecendo de algum exemplo. Ninguém falou sobre Senhor dos anéis que além de ser um dos melhores livros que eu tive a honra de ler na minha vida é a melhor adaptação de todas. Se bem que agora estou lendo Poderoso Chefão e não esta deixando nada a desejar, vi o filme primeiro mas mesmo assim o livro e o filme são obras perfeitos. Tenho que citar uma serie de livros que estou lendo e chego a ficar com lágrimas nos olhos de tão perfeita que é a adaptação para o seriado: Games of Thrones, leiam e veja.

    http://www.loveebookss.com.br/2014/03/falando-de-dexter-com-um-pouco-de.html

    Se alguém poder peço que leia uma postagem que fiz sobre Dexter e Senhor dos anéis, duas coisas adaptadas de livros

    Abraços

    ResponderExcluir

Ao comentar deixe o link do seu site/blog para que eu possa retribuir o seu comentário.

Obrigado pela visita!
Like Livros.