16

Resenha: A última música - Nicholas Sparks.

Sobre o livro: 
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Gênero: Romance
Páginas: 397

Sinopse: Aos dezessete anos, Verônica Miller, ou simplesmente Ronnie, vê sua vida virada de cabeça para baixo, quando seus pais se divorciaram e seu pai decide ir morar na praia de Wrightsville, na Carolina do Norte. Três anos depois, ela continua magoada e distante dos pais, particularmente do pai. Entretanto, sua mãe decide que seria melhor para os filhos passarem as férias de verão com ele na Carolina do Norte. O pai de Ronnie, ex-pianista, vive uma vida tranquila na cidade costeira, absorto na criação de uma obra de arte que será a peça central da igreja local. Ressentida e revoltada, Ronnie rejeita toda e qualquer tentativa de aproximação dele e ameaça voltar para Nova York antes do verão acabar. É quando Ronnie conhece Will, o garoto mais popular da cidade, e conforme vai baixando a guarda começa a apaixonar-se profundamente por ele, abrindo-se para uma nova experiência que lhe proporcionará uma imensa felicidade – e dor – jamais sentida. Uma história inesquecível de amor, carinho e compreensão – o primeiro amor, o amadurecimento, a relação entre pais e filhos, o recomeço e o perdão – A ULTIMA MÚSICA demonstra, como só Nicholas Sparks consegue, as várias maneiras que o amor é capaz de partir e curar seu coração.

Resenha:

Verônica Miller mais conhecida como Ronnie era uma criança que adorava tocar piano com o pai. Porém a separação da família fez com que ela se tornasse uma garota problemática, revoltada e mal-humorada. Além disso, ela culpa o pai por todos estes acontecimentos e evita  ter qualquer contato com ele e com o piano.

Ronnie e seu irmão Jonah são obrigado pela mãe a passar um verão com o pai em uma pequena cidade. As coisa legal para Ronnie naquela cidade é a grande praia, lugar onde encontra um ninho de tartarugas ameaçado e resolve cuidar dele até as pequenas tartarugas nascerem.

Ronnie conhece um garoto chamado Will que trabalha no aquário da cidade e adora jogar vôlei. Os dois vivem um lindo romance de verão, porém Ronnie terá que aceitar e perdoar o seu pai ou simplesmente ignorá-lo pelo resto da vida.

Opinião:

Nicholas Spaks mais uma vez me surpreendeu e me emocionou, foi impossível segurar as lágrimas lendo o livro. A última música vai além do romance, ele retrata a difícil relação entre pais e filhos e nos ensina a valorizar as pessoas que estão ao nosso redor, e além de tudo: que temos que encarar os problemas da vida pois tudo tem um propósito. E foi no desfecho da história que eu passei a entender o porquê de tudo.

É impossível escolher um personagem favorito, pois todos são marcantes assim como foi impossível ler o livro sem se apaixonar pela narrativa. Nicholas Sparks escreve de um jeito que o leitor entra na história mesmo sem querer, parece tudo tão real, é como se eu fosse os protagonistas da história. 

É muito bom o sentimento de ler um livro, de chegar no final, chorar e ver que tudo fez sentido. E é ainda melhor perceber que aquela história me ensinou algo que posso levar de um jeito POSITIVO para minha vida pessoal. A ultima música não é apenas um livro do meu autor favorito, é um livro que não encontro palavra para descrever de tão bom e marcante que é. 

Opinião (Filme): Por todo este tempo eu resisti a não assistir o filme, pois queria ler o livro primeiro. O filme é bem fiel, porém ele não é tão detalhado como o livro. A escolha dos personagens foram ótimas, porém acho que Steve -pai de Ronnie- ficou um poco diferente da descrição "emocional" do livro, ele não é tão feliz e engraçado como no filme. O cenário se encaixou perfeitamente com o que eu imaginava.  A TRILHA SONORA:  ainda me pergunto como foram capazes de escolher músicas tão boas, perfeitas e que se encaixam perfeitamente com a história? Ouvir as músicas é como ler o livro novamente, uma série de lembranças vêm a mente. Li o livro ouvindo a trilha sonora, e quando tocou todas no filme, quase surtei. 

Meus quotes favoritos:


Pois, no final, as pessoas devem ser julgadas por suas ações, já que no fim são as ações que as definem. Pág 90. 
Não se esqueça que Deus é seu amigo e, assim como todos os seus amigos, Ele quer saber o que está acontecendo em nossa vida. Seja bom ou mau, seja algo que nos deixe tristes ou zangados, e até mesmo quando Lhe perguntamos por que coisas terríveis têm que acontecer. Pág 168.
 A vida, entendeu, era bem parecida com a música. No começo, há mistério, e no final confirmação, mas é no meio que reside a emoção e faz com que a coisa toda valha a pena. Pág 381. 

16 comentários:

  1. Olá
    Tudo bem?
    Muito legal esse livro, foi o primeiro que li do autor e desde então não parei mais, é um dos meus favoritos dele e quero reler em breve. Fico feliz que tenha gostado assim como eu. Adoro o filme haha.
    Ótima resenha ;)

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/09/resenha-sozinha-marcia-leite.html

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem???

    Bom eu não li o livro ainda mas tenho até vontade porque assisti o filme e gostei muito... achei bem produzido e dirigido mesmo achando a protagonista chata demais e muito infantil. Espero que o livro seja tão bom quanto rs... Xero!!

    ResponderExcluir
  3. Érick, também chorei e me emocionei. É uma lição para valorizarmos quem amamos... Perdi minha mãe e depois meu pais, ambos jovens... Então nem preciso dizer como eu chorei com o livro, mesmo tendo sido uma adolescente diferente da protagonista. Me senti como ela em muitas partes e esse é um dos meus livros preferidos do Sparks.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatiana, até imagino o quanto foi emocionante pra você! Graças a Deus meus pais ainda estão vivos e durante a leitura eu não parava de pensar neles. O livro nos faz refletir muito e além disso, nos ensina a valorizar a família.

      Excluir
  4. Oii Érick, tudo bem? Gostei muito da sua resenha, e é realmente muito bom ver quando uma pessoa ama tanto um livro, e se emociona. Eu não gosto muito de Nicholas Sparks, só li um livro dele, e não gostei muito, prefiro os filmes, mas cada um tem um gosto diferente, e que bom que foi um ótimo livro para você.

    Gostei muito dos quotes que você selecionou e vou conferir o filme.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  5. Que bom que se apaixonou tanto pelo livro! *-* Apesar de gostar bastante de Nicholas, ainda não li esse. é bem legal mesmo quando tudo faz sentido, e quando um livro nos ensina algo que podemos levar para nossas vidas. E que bom que o filme é bem fiel, apesar de menos detalhado.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  6. OI, Érick,
    Tu é muito fã do Sparks, né? Já eu nunca consegui ler nada dele. Tentei ler Diários de uma paixão, mas não fluiu. Desisti.
    Eu sempre vejo os filmes dele e sinceramente, desisti de tentar ler! :P
    Com esse é a mesma coisa, vi o filme apenas e amei. Achei tão palpável, real e delicado. Tão emocionante também. Não conhecia os quotes e achei lindos.
    Realmente é ótimo quando tudo faz sentido e você leva algo de positivo para a vida :3

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá

    Eu dispenso qualquer coisa vinda do Sparks. Não curto as premissas de suas histórias e, portanto não me interesso por elas. Aliás, também dispenso os filmes que se baseiam em suas histórias, então dispensando A Última Música (filme e livro) mesmo você tendo gostado bastante.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  8. O que eu mais gosto no Nicholas, é que ele sempre deixa algo para o leitor refletir. Algo ligado a família normalmente..
    Chorei muito quando li esse livro, e não parei de me por no lugar da protagonista.
    Concordo com você, o filme foi bem feito, mas o livro é o livro né.. agora, as músicas..
    Foram a perfeição <3

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi Érick.
    Eu estou dando um tempo de Nicholas, não sei quando volto a ler algo do autor.
    Eu assisti o filme A Última Música, e como eu sabia que encontraria mais do mesmo, desisti da leitura.
    Mas o importante é que você curtiu a leitura, se emocionou e se surpreendeu.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  10. Oie,

    Acredita eu só assisti ao filme, e ainda não li o livro, só li dois livros do Sparks e quero ler algo mais antigo dele como esse, mas é muito dificil encontrar aqui na minha cidade, então tenho que comprar pela internet, tem horas que eu sinto vontade de ler esselivro e em outors momentos não, fico meio indecisa! Mas depois de sua resenha fiquei bem curiosa com a historia do livro!

    Mayla

    ResponderExcluir
  11. Olá Érick!
    Depois de ler Querido John estou meio que dispensando os livros do Sparks, o enredo não me atrai muito, mas de qualquer forma parabéns pela resenha, ficou muito boa!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Hey, Érick, tudo bom?

    Nunca tive vontade de ler nenhum livro do Sparks, acredita? Tenho dois aqui em casa (Diário de Uma Paixão e Um Amor Para Recordar), mas eles estão mofando na prateleira, haha. Adorei a resenha que você fez e os pontos positivos que elencou. Simplesmente amo quando alguém me diz que determinado livro o marcou... isso é tocante!

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Érick!
    Eu já li esse livro e me emocionei muito.
    Eu gostei tanto do livro que fui correndo comprar o filme. E não me arrependi.
    O filme pra mim estava bem fiel a obra do Nicholas, a produção está de parabéns.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oieeee, eu amo Nicholas Sparks <3 <3 <3 Quando era criança adorava ler, mas com o tempo eu perdi este hábito. Porém alguns anos atrás eu me deparei com esse livro em uma biblioteca e adorei a capa dele, fiquei com uma vontade enorme de ler e minha professora pegou e me emprestou, não deu outra, ME APAIXONEI, depois veio querido john e vários outros. Posso dizer que este livro reacendeu o mundo da leitura para mim. Amo o filme e acho os dois perfeitos <3 <3 Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Olá, o que falar de Nicholas Sparks? Nem tenho palavras, os livros deles são bem
    fluidos e intensos. Faz tempo que estou para ler esse livro, mas ainda não achei tempo,
    a história é linda e emocionante. O filme já assistir e gostei do começo ao fim. O par foi
    perfeito pois gosto dos dois, e espero que ao ler o livro o filme não me decepcione hahaha,

    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir

Ao comentar deixe o link do seu site/blog para que eu possa retribuir o seu comentário.

Obrigado pela visita!
Like Livros.