17

Resenha: A extraordinária garota chamada estrela - Jerry Spinelli.

Sobre o livro:
Título: A extraordinária garota chamada estrela. (StarGirl)
Autor: Jerry Spinelli
Editora: Gutenberg
Páginas: 189

Sinopse: A garota chamada Estrela. Ela é tão mágica quanto o céu do deserto. É tão estranha quanto seu rato de estimação. É tão misteriosa quanto seu próprio nome. Com um simples sorriso, ela captura totalmente o coração de Leo Borlock. Com sua alegria, ela incendeia uma revolução de liberdade e autenticidade no espírito de sua escola. No começo, os colegas encantam-se com ela por tudo o que a faz ser diferente. Mas isso começa a mudar, e Leo, apaixonado e apreensivo, percebe que a única coisa que pode salvá-la das críticas é a mesma que pode destruí-la: ser alguém comum. Nesta celebração do inconformismo, o premiado Jerry Spinelli tece um conto tenso e emocional sobre os percalços de precisar ser popular e da emoção e inspiração do primeiro amor.

Resenha: 


Geralmente é no ensino médio que os adolescentes se preocupam com o “status”, a popularidade, a roupa que veste e o jeito que é visto pelas pessoas. Na maioria das vezes alguns jovens mudam para agradar os outros.


Léo é um dos alunos que ficaram impressionados com a chegada de estrela, e decide fazer amizade com a mesma para tentar entender o porquê de ela ser tão diferente e até mesmo como alguns afirmam: maluca!


Estrela causa espanto em todos, pois é uma personagem muito divertida, misteriosa e diferente. Ela vive sem se preocupar com o que os outros pensam... Pensa no próximo, valoriza os detalhes mais simples e faz valer à pena cada segundo da sua vida.
 
A história é narrada pelo Léo, que se torna amigo de estrela mesmo sofrendo com as críticas dos alunos. Não é fácil ser amigo de uma garota estranha, principalmente na escola onde as pessoas julgam  uma pessoa “diferente” pelos seus bons atos.
 


Léo se torna amigo de estrela, mas esta amizade vai muito além do que as pessoas esperam, e logo desperta um romance entre o dois, isto deixa o leitor muito feliz... Mas há um mistério que Léo precisa desvendar: Quem é estrela?  Porque ela vive tão bem sem se preocupar com o que as pessoas pensam? Por que ela entrou por um acaso nas nossas vidas?


Ela é uma de nós, mas de uma maneira mais radical. Ela é como nós, mas do que nós mesmos somos. Ela é, eu acho, quem nós realmente somos. Ou fomos. Pág 41.
 Opinião:


A extraordinária garota chamada estrela foi um livro que deixou uma mensagem muito boa que posso levar para o resto da minha vida. Me fez refletir sobre muitas coisas, sobre o jeito de pensar,  de agir, de aceitar as pessoas como elas são e de me aceitar como eu sou, mesmo não agradando as pessoas ao meu redor.


Este não é um livro que vai “tocar” o leitor nas últimas páginas, ela emociona e faz refletir desde as primeiras páginas. A narrativa é envolvente,  os personagens são incríveis... Tão bom que dá para ler em apenas um dia.
  
Além disso, o livro faz pensar sobre a importância das pessoas na nossa vida... Quando finalizei a leitura, ainda comovido com a história, peguei uma caneta, meu caderno e escrevi: 


NÓS SOMOS COMO O CÉU: existem pessoas que vem para mudar a nossa vida, que nos faz bem...  Estas pessoas são como as estrelas que permanecem iluminando mesmo na escuridão.  Mas também existem as pessoas que aparecem, deixam um brilho na nossa vida e vai embora, como uma estrela cadente.  

Afinal, devemos valorizar a agradecer pelas pessoas “estrela” que surgem na nossa vida... E devemos ser como “estrela” na vida das pessoas.


Sem dúvidas, foi um dos melhores livros que eu li na minha vida, uma história capaz de mudar as pessoas. Vale a pena ler!
 

  

 

17 comentários:

  1. Oi, Érick
    Adorei o enredo do livro e do romance de Léo e Estrela. Fiquei bem curioso para conferir os mistérios que rondam a Estrela e sobre esse seu jeito diferente dos outros amigos. Essa mensagem que você citou também me deixou muito encantado! Devemos ser sempre estrelas na vida de quem está ao nosso redor. Confesso que pela minha vida já passaram muitas dessas estrelas cadentes! Ain, posso imaginar que ficaria encantado pelo livro <3
    Adorei a resenha!

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Érick.
    Bem peculiar essa Estrela hein, gostei dela, sem mimimi passando no ensino médio, tem personalidade, fiquei curiosa pra conhecê-la melhor.
    Gostei ainda de saber que ele leva a reflexão e passa uma mensagem de peso .
    " ...devemos ser como “estrela” na vida das pessoas."...perfeito, concordo.
    Resenha instigante, adorei.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é um outro ponto positivo do livro... Não tem "mimimi", enrolação de romance meloso/complicado do ensino médio. E estrela é sim uma garota de forte personalidade.

      Excluir
  3. Iai Érick, tranquilo?

    Cara, já faz um tempo que eu quero ler esse livro e depois de ter lido essa resenha apaixonada sua, é claro que irei comprá-lo. A Pam do Garota It também falou super bem dele. Estou bastante empolgado com a leitura... Assim que eu ler te conto o que achei. Abraços!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha Érick. O livro parece ser ótimo, além de trazer uma mensagem muito bonita. Se tiver a oportunidade, pretendo lê-lo. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Olá

    Não curti muito a premissa e também não vi muita graça na capa, então é uma leitura que eu dispenso, mesmo sendo curtido e você tendo gostado bastante e feito várias reflexões. Acho que elas são sempre importantes quando lemos algum livro e que bom que conseguiu tirar várias delas do livro.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  6. Ainda não conhecia esse livro. Fiquei muito interessado em ler. Gostei de saber a sua opinião sobre ele e de saber que ele já é bom desde o começo e não fica bom só no final iguais a muitos que tenho lido.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    O enredo do livro parece ser bem envolvente.
    A mensagem que ele passa, me lembra muito a mensagem de Extraordinário.
    Com certeza vou querer ler o livro em breve.
    Adorei a resenha
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook Tem promoção de Halloween lá no blog. Não fique fora dessa!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Érick! Tudo bem?
    Meu, parabéns pela leitura. Essa deve ser a terceira resenha mega positiva que leio desse livro e só estou me animando cada vez mais. Parece tão poético, incrível e estimulante! Gosto de histórias assim.

    Um beijo!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Érick!

    Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas tenho muito interesse e curiosidade. Estou com ele na minha lista de futuras aquisições... sua resenha fez o título subir algumas casas, haha! Espero poder adquirir logo meu exemplar para poder comentar com você!

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Se eu já morria de vontade de ler só por essa capa fofa, com essa sua resenha superempolgada eu fiquei com mais vontade ainda. Não sabia que o livro era tão profundo e pudesse suscitar tantas emoções e reflexões. Seu texto ficou bem legal, continie escrevendo e uma hora você terá um livro inteiro.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  11. Esses livros que trazem mensagens que a gente pode levar pelo resto da vida e que têm o poder de mudar as pessoas são com certeza os meus preferidos! Se este emociona e faz refletir desde as primeiras páginas, ainda melhor! Bem legal o que você escreveu depois de ler. =)

    Quero ler também, mas não sei quando conseguirei fazer isso... :/

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem???

    Que bom que o livro te tocou e te fez refletir então parece ser muito bom... assim como a estrela eu também era apontada por ser diferente, na verdade nunca liguei muito para o que as pessoas pensavam com relação a mim mesmo eu sendo uma pessoa extremamente carente... Se a gente parar para pensar nas pessoas que nos apontam ou pensam de nós paramos de viver as nossas vidas para pensar e viver as delas e isso não é justo conosco... temos que nos aceitar e nos amar acima de tudo... após eu ter tido minha filha nunca mais consegui emagrecer e sofri muitos preconceitos por ser gordinha houve uma época que fraquejei e terminei caindo na conversa dos outros e me retraindo quase entrei em depressão, mas eu tenho um Deus no meu coração e logo eu me levantei... jamais permita que alguém te diminua... porque você é o que é e pronto... Eu levo esse lema pra mim... quem está perto de mim pelo que o que sou são poucos, mas são os melhores que eu posso ter por perto... pode ter certeza... Amei a sua resenha... Xero!!!

    ResponderExcluir
  13. Diana, obrigado por ter compartilhado um pouco da sua história aqui nesta resenha. As pessoas realmente exageram quando aponta dos defeitos, mas todo mundo tem defeito. Magro demais, gordo demais, se é muito simpático é falso, se é muito calado é antipático. Sempre tem alguém para reclamar de como nós somos. Tem uma música de Pitty que se encaixa perfeitamente neste tema, ela diz mais ou menos assim: "O IMPORTANTE É SER VOCÊ, MESMO QUE SEJA ESTRANHO, SEJA VOCÊ". Muito feliz por você ter gostado da resenha, espero que leia e se identifique com o livro.... Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia o livro, ótima resenha.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Érick!
    Essa foi a primeira resenha que li desse livro e, confesso, adorei!
    Adoro livros que tragam essa temática de exclusão, bullying e afins. Parabéns pela resenha e pode ter certeza que esse já vai entrar para a lista de próximas leituras.

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Érik!! Eu não conhecia o livro, e fiquei com muita vontade conhecer. Excelente resenha!!
    Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Ao comentar deixe o link do seu site/blog para que eu possa retribuir o seu comentário.

Obrigado pela visita!
Like Livros.