9

Resenha: O colecionador de borboletas - Cecília Mouta.

Sobre o livro: 

Título: O colecionador de borboletas.
Autora: Cecília Mouta
Editora: Novo Século (novos talentos)
Páginas: 255

Sinopse: 
Você sabe qual a verdade sobre o efeito borboleta? Nicola é um pesquisador e colecionador de borboletas que perdeu a memória. Durante sua recuperação, com a ajuda de uma psiquiatra, descobre que possui o poder de voltar ao passado e modificá-lo, e também que era apaixonado por uma garota chamada Joana, que aparece repetidas vezes em meio à suas confusas visões. Pior que uma lembrança morta, é uma lembrança que insiste em ressurgir. E Nicola terá que seguir o fio de suas vagas recordações para desvendar até que ponto alterou seu passado. Porém, este colecionador ainda não tem consciência do quanto o efeito borboleta pode ter afetado seu próprio destino. 


Resenha: 

Nicola esquece de tudo que se passou em sua vida, mas sua paixão por borboletas o faz relembrar de momentos marcantes vividos. Para ele não é fácil ficar isolado em uma clinica de repouso, atormentado pelas lembranças que aos poucos machucam o coração daquele homem que um dia viveu livremente como uma borboleta.

"O que seria de vocês, borboletas, se as mudanças não fossem essenciais? Ainda seriam lagartas, não é? Jamais saberiam qual a sensação  de liberdade que essas assas lhe dão. Pág103."

É no contato com as borboletas que voam pelo jardim do centro de recuperação que ele tem as lembranças de que um dia já colecionou mariposas e que viveu momentos felizes na linda fazenda do seu avô.

"Estou chegando, Jô. Assim como uma borboleta sempre volta para o seu jardim. Pág74."


Há tempos atrás na fazenda, ele conheceu Joana. Uma linda e meiga garota, filha dos empregados que também acaba se apaixonando por borboletas. Algo muito ruim aconteceu nesta época, mas Nicola é capaz de voltar no tempo para evitar a grande tragédia.

"Se você mudar o passado, terá uma consequência para o futuro. Pág39."

Liz, enfermeira e Ester médica, são responsáveis pelo tratamento e as únicas companhias de Nicola. Além das suas lembranças que aos poucos faz com que entenda o porque de estar ali. O desfecho é incrível e inesperado, a autora mandou bem e me surpreendeu com a leitura. 

Foto inspirada nos momentos em que Nicola e Joana passaram juntos na fazenda, caçando borboletas.























Opinião: 



O colecionador de borboletas é uma ótima indicação para quem gosta de lindas histórias, porém é preciso que o leitor tenha paciência ou então lerá o livro em apenas um dia. É aos poucos que as lembranças do Nicola vem surgindo e a história segue desvendando os mistérios e esclarecendo coisas incríveis.

Cecília Mouta tem uma narrativa muito boa, a descrição dos cenários - principalmente na fazenda - me fez soltar a imaginação, tudo parecia real. Os personagens são bem construídos, em especial o protagonista Nicola, pelas suas características, a maneira que ele vive os acontecimentos, e amadurece durante a história.

A capa é muito fiel ao contexto do livro, a borboleta verde tem um significado que sinceramente: faz muito sentido para o protagonista. A diagramação é linda!

O desfecho é incrível, lindo e emocionante. Nos últimos capítulos fiquei surpreendido pois este é um daqueles livros que dá uma boa reviravolta. Indico muito a leitura, vale a pena embarcar nesta história.

9 comentários:

  1. Não conhecia ainda o livro e o achei bem interessante. A resenha ficou ótima, parabéns ♥
    Um beijão <3
    http://docesexpressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de livros que nos levam para o cenário onde a autora consegue nos conduzir a soltar a imaginação e realmente entrar dentro da história, como aconteceu com você. Sem dúvida fiquei muito tentado a ler este livro, e quem sabe eu tenha a oportunidade algum dia.

    Ótima resenha.
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Pra começar, amei a foto do livro entre flores. Gostei muito da resenha também, que me parece que foi feita sob um olhar sensível. Tenho certeza de que a autora vai se sentir bastante incentivada com suas palavras. Apenas uma correção: o nome da autora é Cecília Mouta.

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia o livro, mas agora fiquei bastante curiosa. O enredo é bem bacana mesmo! Pelo visto a autora acertou em cheio em tudo né? nos personagens, na narrativa e no desfecho da história. Se eu tiver oportunidade de ler, com certeza eu o farei.
    Beijos
    Lendo & Apreciando

    ResponderExcluir
  5. Érick venho primeiramente retribuir seu comentário lá no blog. Acredito que essa troca é essencial.

    E sempre que venho aqui fico feliz ao perceber que seu blog só melhora e seu trabalho está cada vez melhor. Parabéns pela dedicação, leituras e resenhas.

    Não conhecia esse livro que vc resenhou e achei bem interessante, tenho três livros com uma temática semelhante aqui em casa mas ainda não os li ( A questão da personagem estar sem memória). A capa é mesmo bonita e pelo que li em sua resenha o leitor sairá satisfeito com a narrativa e com o enredo. Enfim valeu pela dica!!!!

    Beijos e vamos manter contato!!!
    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  6. Toda vez que leio uma resenha desse livro, é falando bem. Sou louca para ler esse livro e depois de ter lido sua resenha, fiquei ainda mais curiosa. Primeira vez que entro no seu blog, achei ele muito lindo, parabéns! Estou seguindo, beijos :)
    http://leit0res.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Érick, tudo bem?

    Não conhecia o livro e nem a autora. Gosto muito de livros emocionantes, capazes de nos fazer refletir bastante. Esses são os melhores livros! Parabéns pela resenha

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Érick! O livro parece ser muito interessante e a capa é muito bonita! Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Érik, tudo bom?
    Nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas achei a sinopse super interessante. Adoro essas coisas de viagens no tempo, e tudo o que elas podem causar no futuro (alô, Doctor Who, haha), portanto fiquei bem curiosa pra conhecer mais sobre esse livro.

    Um abraço,
    http://winterbird.com.br

    ResponderExcluir

Ao comentar deixe o link do seu site/blog para que eu possa retribuir o seu comentário.

Obrigado pela visita!
Like Livros.