16

Resenha: Extraordinário - R. J. Palacio

Sobre o livro: 

Autora: R.J Palacio
Editora: Intrínseca 
Páginas: 318 

Sinopse: 

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.


                         Não julgue um livro (menino) pela capa (cara).

Resenha:  

August Pullman é uma criança especial, pois nasceu com um problema genético que modificou totalmente o seu rosto. Infelizmente nem as plásticas frequentes deram jeito.

Por causa do seu problema facial, August cresceu se privando do mundo e nunca foi à escola. Porém, sua mãe acredita que é hora de aprender a lidar com as pessoas, aceitando sua deficiência ou não.

Passamos tanto tempo tentando fazer o August acreditar que ele era normal, agora ele realmente acha isso. O problema é que ele não é normal. Pág97.

August está prestes a passar por um grande desafio, não é fácil conviver com as pessoas, principalmente quando se tem um sério problema facial. As pessoas se recusam a olhar para o rosto de August, e ele se sente tão diferente que quase nunca levanta a cabeça.

Acho que devia haver uma regra que determinasse  que todas as pessoas do mundo tinham que ser aplaudidas de pé pelo menos uma vez na vida. Pág237.

O August mesmo com tantas decepções, sofrendo muito com os preconceitos e humilhações diárias dará a volta por cima e se aceitará como ele realmente é? E as pessoas, ainda vão julgar o menino pela cara?



Opinião: 

Extraordinário é uma leitura obrigatória, todas as bibliotecas deveriam ter este livro. Uma história incrível, capaz de fazer o leitor refletir sobre a vida.

O livro é narrado pelo August, amigos e familiares. Isto se torna um ponto muito positivo, pois podemos conhecer a história pela visão dos outros personagens.

A autora abordou dois temas importantes: inclusão social e preconceito.

Extraordinário é um livro que muda o pensamento das pessoas, deixa uma mensagem positiva e emociona bastante. É inexplicável e impossível descrever a emoção que o desfecho da história passa. Aceite as pessoas como elas são, afinal somos todos iguais... Não perca tempo, leia extraordinário.

 

16 comentários:

  1. Hey!!
    Ganhei esse livro de aniversário e logo logo vou ler!
    Achei a história muito marcante e tenho certeza que vou gostar muito da leitura.

    Beijos
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Que linda sua resenha haha tão emocionante quanto o livro e concordo com vc totalmente, todas as bibliotecas deveriam ter um exemplar e claro que todas as pessoas deveriam ler essa lição de vida, amo o livro de paixão.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/11/trilogia-my-land-escuridao-sombra-e-luz.html

    ResponderExcluir
  3. Iai parceiro, tranquilo?

    Cara, confesso que não curti Extraordinário tanto assim. Na época em que li eu achei fantástico, mas agora que amadureci um pouco penso que não é tanto assim. A história é incrível e o August é sensacional, mas o liro não é excelente. Porém, ainda gosto muito. Abraços!

    https://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ola Erick estou em falta com esse livro leio tantos elogios e ainda não consegui parar para ler. Emocionante e uma lição de vida pelo visto, vou me emocionar. Vou correr para ler. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Ola!
    Muito legal sua resenha. porem nao curti muito o livro
    mais por ser uma leitura de facil interpretação e que nos faz refletir vale a pena dar uma lida
    Abraço
    www.marichic.com

    ResponderExcluir
  6. Oii,

    Comprei esse livro essa semana *-*
    Estava louca para ler, meu pai começou antes de mim e disse que foi um dos melhores livros que já leu. Estou super curiosa, adorei a sua resenha!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  7. Estou com esse livro a muito tempo na minha estante, mas ainda não peguei para ler. Acho que não chegou o momento de ler ele ainda. Sei que vou amar e estou guardando ele para outra ocasião hehehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi Érick.
    É, já cansaram de me falar que Extraordinário é leitura obrigatória, sinto que estou perdendo uma grande história, pensando seriamente em mudar minhas prioridades de leitura.
    Preciso conferir essa narrativa emocionante.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  9. É um livro lindinho mesmo.
    Acho que todas as pessoas deveriam ler livros assim ainda quando crianças, para evitar futuros problemas.
    Beijo!
    http://2leitoras.blogspot.com/p/sorteio-de-inauguracao.html

    ResponderExcluir
  10. Oi Érick, tudo bem? Gostei bastante da sua resenha, esse livro realmente é extraordinário (haha, adoro fazer essa piadinha, mas é mesmo). Acho que ele deveria ser uma leitura obrigatória na escola, principalmente nessa faixa etária do Auggie mesmo, em que a aparência é determinante na vida da pessoa, nos amigos, na inclusão e tudo mais. Adoro os preceitos do Sr. Browne e quero muito "365 Dias Extraordinários".

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  11. Esse livro é realmente muito impressionante, uma história de superação completa.

    http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Já li esse livro e simplesmente amei! A história é emocionante, a escrita da autora é muito boa e o Auggie é encantador, um dos meus personagens favoritos. Não tem como não favoritar esse livro, é uma obra maravilhosa. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Tenho esse livro, mas não com essa capa (queria a capa azul! :/). Quero muito ler, ainda mais agora que você falou que o livro muda o pensamento das pessoas e emociona bastante. Adoro livros que contam histórias que ficam com a gente pra vida, e que nos tocam de verdade. Gostei muito também de ter vários narradores.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  14. Aaaaaai, esse livro é mesmo lindo! Eu comprei na bienal do ano passado, li uns 2 meses depois, mas até hoje não resenhei. A história passa lições muito lindas, ainda mais porque envolve uma criança (e eu sempre fico mais tocada com protagonistas juvenis). Concordo que deveria ser obra obrigatória nas bibliotecas.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  15. Deve ser todo lindo! E com uma lição de vida incrível por falar da diferença que é normal em todos se for ver realmente! Que peninha que não é meu tipo de livro...mas acho que mais para frente vou dar uma chance para ele!
    bjus

    ResponderExcluir
  16. Oiee ^^
    Esse livro mexeu muuito comigo, e não consegui conter as lágrimas no final dele. É uma história maravilhosa que todos deveriam conhecer ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Ao comentar deixe o link do seu site/blog para que eu possa retribuir o seu comentário.

Obrigado pela visita!
Like Livros.