13

Resenha: Se eu ficar - Gayle Forman.

Sobre o livro:

Título: Se eu ficar
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Gênero: Drama
Páginas: 208

Sinopse:
Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

Resenha: 
 ATENÇÃO: SE VOCÊ GOSTA DE LIVROS COM DRAMA E HISTÓRIAS EMOCIONANTES, PREPARE LENÇOS PARA ENXUGAR AS LÁGRIMAS DURANTE A LEITURA DE "SE EU FICAR".
  
Desde pequena, Mia se mostrou diferente da sua família por gostar de músicas clássicas e não tocar guitarra, mas sim um violoncelo que é sua paixão.

Na escola -ensino médio- ela também se diferenciava dos outros jovens por se comportar e não quebrar regras igual a sua melhor amiga, Kim. Foi lá onde Mia conheceu Adam: um garoto descolado, vocalista/guitarrista de uma banda de rock que está ficando famosa. Adam é o tipo de garoto que os pais de Mia gostam e por este motivo apoiam o romance que a filha está vivendo.
"Todo relacionamento tem suas dificuldades. Assim como a música, às vezes tem harmonia e outras, cacofonia. (Pág171)"

Em um dia de inverno com uma intensa nevasca. Mia e sua família resolvem fazer uma viagem para rever alguns familiares. Porém, nesta viagem um trágico acidente acontece e deixa todos com o estado de saúde grave - o irmão Teddy e os pais - inclusive Mia que mesmo "em coma", consegue presenciar tudo que está acontecendo. Enquanto seu corpo está na UTI ela "espiritualmente" anda pelo hospital, vê o que está acontecendo e acompanha o drama de toda a sua família - inclusive o Adam- diante do triste acontecimento.
"Como seria se eu decidisse ficar? Como seria acordar e descobrir que sou órfã? Nunca mais sentir o cheiro do cachimbo do meu pai? Nunca mais ficar ao lado da minha mãe conversando baixinho enquanto lavamos a louça? Nunca mais ler para Teddy um capítulo de Harry Potter? Ficar sem eles? Não estou certa de que este é o mundo a qual pertenço . Não tenho certeza se quero acordar. (Pág137)"

Ser forte e lutar para viver ou simplesmente morrer? Ir embora de uma vez ou ficar? Esta é uma grande decisão que Mia deve tomar.

Opinião:

Lendo "Se eu ficar" descobri que Gayle Forman é o tipo de autora que gosto. O livro é intenso! O Drama, romance e a narrativa incrível merecem destaque pois durante a leitura é possível sentir as dores e emoções vividas pela protagonista. Os personagens são marcantes, desde os principais aos secundários (exemplo: Willow) que se tornam inesquecíveis.

A diagramação do livro é muito linda, a edição da Novo Conceito está incrível. Além da linda capa, detalhes de notas musicais quase transparentes aparecem nas páginas de um jeito que não atrapalha a leitura. Além disso, após o desfecho - bem no final do livro - tem uma entrevista exclusiva com os autores do filme.

Para quem gosta de drama eu recomendo a leitura. Se você gosta de tramas que deixam uma mensagem para a sua vida, eu também recomendo. Pois a história faz com que o leitor reflita. Eu por exemplo refleti sobre: valorizar a vida e aproveitar cada segundo como se fosse o último. Aproveitar intensamente os momentos em família e amigos e lutar para ser feliz, independente do que aconteça.

O desfecho do livro de tirar o fôlego e até mesmo surpreendente. Mas e depois? Esta é a pergunta que todo leitor faz ao finalizar a leitura de "Se eu ficar". Enfim, a boa notícia é que a novo conceito lançou "Para onde ela foi" que é a continuação, só que dessa vez narrada por Adam. 


13 comentários:

  1. Eu assisti ao filme e não consegui conter as lágrimas. Sem dúvidas o livro vai fazer com que meu quarto inunde, se for considerar que com certeza é melhor que o filme, né? Estou louca para ser envolvida pelas palavras de Gayle Forman! *-*
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
  2. Olá!!

    Eu não li ainda as duas obras e não vi o filme, quero muito mas não consegui ainda. Sempre leio que é um livro maravilhoso e super triste. Não sei se vou ler, acho que vou assistir só o filme, acho que o livro pode ser bom e trazer varios sentimentos bons e tristeza, maaas não parece ser tão bom assim no meu ponto de vista.
    Sua resenha ficou otima :)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  3. Erick quando acabei esse livro eu tambem fiquei louca para saber o que viria a depois. Mas o primeiro capitulo do livro seguinte me contou mais ou menos rs. Ao contrario de você, não consegui me envolver com o drama da protagonista, mas gostei muito de alguns personagens como os pais da Mia e o Adam =)

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é simplesmente maravilhoso, a escrita dessa autora é muito leve
    eu comecei a ler esse livro e não parei enquanto não terminei de ler, eu adorei
    e sua resenha trata bastante coisa, o que é bem interesante..
    Parabéns

    Da uma passadinha por lá: http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Érick, tudo bem? Ao contrário de você, não consegui gostar muito de "Se Eu Ficar", não consegui me envolver com o drama da personagem, aliás, achei a Mia muito chatinha e em momentos fria e egoísta. Estava com altas expectativas com o livro e acabei me decepcionando. Quando ao filme, ainda quero assistir para ver se consigo me envolver mais.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  6. Olá... tudo bem??? Eu ainda não li o livro, mas assisti o filme rs... e chorei horrores e apesar da diversificação de opinião... eu quero ler o livro, quero me sentir mexida tanto quanto me senti no filme... sua resenha me inspirou mais para a leitura... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Assim como você, eu também gostei bastante de Se Eu Ficar, achei comovente e muito bonito, no entanto, não senti apresso na continuação, não sei, mas o fechamento do primeiro livro foi bom, e não fiquei interessada na continuação, mesmo com as boas críticas, não sei se de fato vou ler Para onde ela foi.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  8. Érik vc acaba de salvar minha leitura, eu ganhei os dois livros de amigo secreto da Sarah do Endless poem e fiquei mega feliz por que só tinha pedido o primeiro, porém muitas pessoas falaram que o Adam é melhor no filme que no livro ai ja fiquei deprê! Mas lendo sua resenha minha esperança foi renovada! Amei a resenha!
    Bjkas
    Dani Casquet - Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  9. Olá

    Não tenho interesse por esse livro, mas fico feliz que tenha curtido. Qualquer dia vou conferir o filme, mas não é nenhuma prioridade.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bom?
    Eu já li esse livro, mas confesso que esperava mais emoção. Eu não consegui me conectar tão bem com a Mia para sentir suas emoções durante tudo que ela passou. Apesar disso, é um livro que ensina sobre a importância da família e do amor.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Já tinha lido esse livro e gostei muito, daí comprei e dei para uma amiga de aniversário e ela ta super, hiper entretida no conto. Eu assisti o filme no cinema e fiquei apaixonada também, shaushaushau. Enfim, né. Ótima resenha. Bjs

    http://www.alicedissedesdisse.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi!!!
    Eu não li esse livro, vi algumas pessoas falando negativamente dele e desanimei da leitura.
    Mas eu assisti o filme e gostei muito, sendo assim, pretendo ler o segundo.
    Pelo visto a leitura funcionou muito bem pra você, fico feliz.

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  13. Oi Érick tudo bem?

    Eu estava tão faminto pra ler o livro, mas estava sem condições de comprar e minha irmã tinha o filme. Então não aguentei e fui logo ver.
    Pelo o que você achou do livro, eu acho que o filme bastante drama, o que pode ser bom para você já que gostou do livro.
    Realmente, o livro em si é lindo, eu já o folheei e amei, tudo nele é trabalhado, achei ótimo pro livro. E quero muito ler essa entrevista exclusiva.

    Disse tudo: "Valorizar a vida e aproveitar cada segundo como se fosse o último. Aproveitar intensamente os momentos em família e amigos e lutar para ser feliz, independente do que aconteça."

    Ah, Érick, pelo o que percebi nessa resenha, você gosta de drama e só por essa frase que disse acima, eu recomento muuuuuuuuuuuuuuito que você leia Veia Bailarina, do Loyola. É muito bom, muito mesmo! E trata-se exatamente desse seu trecho que citei.


    Enfim,
    Érick, um abraço. E até mais!

    Juliano.
    http://diariodeumledor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Ao comentar deixe o link do seu site/blog para que eu possa retribuir o seu comentário.

Obrigado pela visita!
Like Livros.