8

Homem pode ler romance?

Fui convidado pela Raquel Araújo - blog Por uma boa leitura - para participar de uma postagem onde fala sobre preconceito literário, homens que leem romances, etc. Não foi difícil falar sobre, já que leio muito o gênero e um autor específico. Ao finalizar decidi postar aqui para vocês. Confiram:


Homem pode ler romance?

         Fico até revoltado quando ouço alguém falar "Homens não podem ler romances" ou " Os livros do Nicholas Sparks são escritos para mulheres, homem que é homem não lê". Mas como assim HOMEM QUE É HOMEM? Desde quando um garoto vai deixar de ser garoto por ler um livro?
          As pessoas estão acostumadas com o padrão. E estamos em um tempo em que o padrão nem existe mais. Foi-se a época de rotular as coisas. Muita coisa mudou, pena que muitos não mudaram a forma de pensar. Sou garoto, tenho 19 anos e leio Nicholas Sparks desde os meus 13 anos. Não tenho receio em falar SOU FÃ DO NICHOLAS SPARKS, ELE É O MEU AUTOR FAVORITO. Posso afirmar que sendo um leitor de romances, aprendi muita coisa sobre relacionamentos, sobre o amor, etc. É uma linda história com seus conflitos, e final feliz, certo? E porque não podemos levar isto para a vida real? Porque não valorizar a mulher, amar intensamente e fazê-la feliz igual aos livros? Não é algo difícil quando começamos a ver a as coisas com outros olhos. Acredito que se mais homens lessem romances, muita coisa mudaria. INFELIZMENTE VIVEMOS EM UMA SOCIEDADE ONDE ALGUNS TRATAM A MULHER COMO OBJETO E NÃO SÃO JULGADOS, MAS JULGAM QUANDO VEEM UM GAROTO COM UM OBJETO - livro de romance - NAS MÃOS.
        É lamentável! Repito: homens podem ler romance sim. Inclusive sou um mar de indicações de livros que podem fazer com que as pessoas entendam o verdadeiro sentido do amor, já que na vida real acham isto uma coisa banal

8 comentários:

  1. Érick...
    Como falei lá no facebook..claro que pode!
    Livros não tem essa de só homem pode ler ou só mulher, livros estão ai para todos que querem ler e conhece a escrita do autor e suas histórias, viajarem diante da obra em si.. Romance, terror, mistério enfim qualquer tipo de livro é para todos, alto, magro, negro, branco, homem, mulher.. enfim para TODOS!!!. Você soube coloca as palavras certas para tal situação...
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Érick!!
    Concordo plenamente com você!!
    Nenhum homem deixa de ser menos homem ao ler um romance, isso é pura ignorância!!
    Tanto homem quanto mulher tem o direito de ler o que quiser!!
    Achei interessante você abordar esse assunto, pois acho ridículo quando alguém diz, NOSSA ESSE LIVRO É DE MENININHA =/
    Acho que assunto desse tipo deveria ser mais debatido no meio literário, para ir quebrando aos pouco todo esse preconceito!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Érick!
    Em minha opinião é absurdo julgar alguém pelo que ler. É ridículo dizer que "homem que é homem não ler romance". Quem disse que isso é verdade? Que rótulo é esse? Infelizmente nossa sociedade atual é assim. Os machistas possuem a ideia que quem ler romance não é digno de ser homem. Acho errado. Pois há homens que são pessoas melhores por lerem e possuírem uma mente mais aberta, consequentemente mais carinhosa. Como você citou, lendo romances aprendemos mais e somos mais capazes de espalhar e entender o amor. Homem que é homem de ler romance sim! Todos são livres para ler o que quiser. Adorei o post e sua opinião.
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Érick! Parabéns pelo seu texto! Infelizmente, a sociedade está taxativa demais...O que me deixa bem frustrada, parece que voltamos a Idade Média. Homem lê sim romance e lê Nicholas Sparks, que também é meu autor preferido. Parabéns por seu gosto literário por sua atitude! Abraços.

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Você está certíssimo. Ser mais homens lessem livros de romance o mundo não veria tanta morte de mulheres como vemos por aí. Seriamos capazes de viver em paz, sem essa porcaria de desigualdade entre os sexos. Ainda falta muito para chegamos á esse nível, mas não custa nada sonhar.

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bom?
    Gostei bastante do seu post porque trouxe uma discussão super válida. Realmente nossa sociedade adora falar de tudo que eles "acham" que seja contra as regras da sociedade. Pura hipocrisia! A literatura é tão diversa que não pode ser segregada dessa forma.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Erik, homem pode ler romance Sim, e deve ler com toda a certeza, esse preconceito literário tem que acabar, cada um lê o que acha melhor, eu nem dou trela para quem acha que não deva ler livros de terror, se eu curto eu vou ler e pronto, e nada demais eu incentivar meu filho a ler um romance. O mundo precisa arrumar o que fazer, amigo! Bjkas

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Adorei seu posicionamento e concordo com tudo. Essa sociedade é hipócrita demais! Adora um rótulo e mimimi. Todos os preconceitos absurdos que sofreemos, pelo sexo, religião e opiniões, não parecem ser suficiente. Ainda somos julgados por hobbies e o que fazemos no nosso tempo livre aff.
    Sou da opinião de que cada um lê o que quiser, o que faz bem, e ponto!
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Ao comentar deixe o link do seu site/blog para que eu possa retribuir o seu comentário.

Obrigado pela visita!
Like Livros.