26

Resenha: Cidades de papel - John Green.

Título: Cidades de Papel
Autor: Jonh Green
Editora: Intrínseca 
Gênero: Romance/Drama
Páginas: 368.

Sinopse: Em Cidades de papel, Quentin Jacobsen nutre uma paixão platônica pela vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman desde a infância. Naquela época eles brincavam juntos e andavam de bicicleta pelo bairro, mas hoje ela é uma garota linda e popular na escola e ele é só mais um dos nerds de sua turma. Certa noite, Margo invade a vida de Quentin pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita. Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola, esperançoso de que tudo mude depois daquela madrugada e ela decida se aproximar dele. No entanto, ela não aparece naquele dia, nem no outro, nem no seguinte. Quando descobre que o paradeiro dela é agora um mistério, Quentin logo encontra pistas deixadas por ela e começa a segui-las. Impelido em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Q se aproxima de Margo, mais se distancia da imagem da garota que ele pensava que conhecia.

Resenha:

  O livro segue com um tom de suspense sobre a morte ou não da pessoa desaparecida e também possui características em comum com o livro “Quem é você, Alasca?”.

Quentin Jacobsen é um garoto nerd apaixonado por sua vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman, que era linda, popular e muito misteriosa. Eles brincavam quando eram pequenos, até achar um homem morto e Margo começar investigar a morte desse cara.

Um dia ela aparece em sua janela com a cara pintada e vestida de ninja na madrugada convidando Quentin para participar de um genial plano de vingança, e ele aceita. Juntos, eles invadem lugares e aprontam com seus inimigos.

Quando chega em casa, Quentin se dá conta que aquela foi a melhor noite da sua vida e passa o resto dela pensando como seria a convivência com Margo dali em diante. Mas chegando à escola ele descobre que ela sumiu. Porém, ele encontra pistas deixadas propositalmente por ela.

Quentin vê que Margo deixou as pistas pra ele e acredita que ela está a sua espera em algum lugar. Mas não vai ser tão fácil assim, por isso sai em uma caçada atrás de dela, contando com a ajuda de Radar, Lacey e Ben, seus amigos e colegas de escola. Cada vez que ele se aproxima de Margo, mais ele vê que nunca a conheceu de verdade.  

Opinião:

 Eu fiquei muito feliz e saber que esse livro será adaptado para o cinema e que o protagonista do filme participou das gravações de A Culpa é Das Estrelas. Os livros do Jonh Green são ótimos, já li todos, mas Cidades de Papel foi o que mais me decepcionou.

Primeiro, por que o Quentin “abandona” a escola, a família, os amigos para ir atrás de pistas para descobrir o que aconteceu com Margo, que nem falava com ele direito. Mesmo assim, a história conseguiu me prender. Segundo, pelo esforço que Quentin fez, essa história merecia ter outro final.

 Se vc quer ler os livros do Jonh Green, não comece lendo Cidades de Papel por que esse livro não vai deixar uma boa impressão do autor.

                                               Resenha escrita por: Leno Fagundes

26 comentários:

  1. Estou lendooo! Fiquei feliz em saber que o que eu estava pensando que aconteceu, não aconteceu. A história parece ter um mistério/suspense bem legal. Fiquei com mais vontade ler o livro depois que li a resenha. =D

    ResponderExcluir
  2. Nossa, estava tão ansiosa para ler "Cidade dos Papel", sua resenha diminuiu um pouco minha ansiedade. Eu simplesmente amei "A Culpa é das Estrelas" e "Deixe a Neve Cair", estava com muitas expectativas para esse livro, ainda vou ler, mas agora espero menos dele do que esperava antes!
    Beijos... Samantha Culceag
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
  3. Já li esse livro e posti resenha no meu blog tbm. Posso dizer que os livros do John Green são sempre gostosos de serem lidos e Cidades de Papel não é diferente, é uma leitura leve, porém bastant instigante. Ótima resenha. ^^
    Até mais ver,
    Pedro S.
    De Cara Nas Letras

    ResponderExcluir
  4. Ao contrário de você, que já leu todos os livros do John Green, nunca li nada do autor. Vou seguir seu conselho e não começar por esse, já que ele te decepcionou, apesar de mesmo assim ter conseguido te prender. Foi bom ter lido sua resenha, tinha uma alta expectativa com relação a esse livro, agora não vou esperar tanto dele.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  5. De todos os livros de John Green, esse é o que menos tenho vontade de ler, e meio que me desanimou um pouco a sua resenha, mas quem sabe algum dia eu não me interesso?
    Enfim, adorei a resenha!
    Abração!

    agalileu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Acredita que eu ainda não li nenhum livro do John Green? Acho que sou uma das pocas pessoas ein? hahah Enfim, pra falar a verdade, o que mais me interessei foi Cidades de Papel, sempre tô lendo resenhas dele e parece ser incrível! Ainda não tive a oportunidade de ler, mas quando eu for ler algum dese autor, com certeza irei ler Cidades de Papel!
    Sua resenha ficou ótima, adorei, de verdade mesmo!
    Tô adorando as outras resenhas também viu? E já estou mais que seguindo seu o blog!
    Beijos <3
    docesexpressoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    obrigada pela dica, gostaria muito de começar a ler esse autor, já estou começando a pesquisar preço e possibilidades de ler, mas agora, não começarei por esse.

    Bjocas

    Dani

    ResponderExcluir
  8. Oi.

    Realmente este livro não deixa uma boa expressão, mas é um bom livro e pensei o mesmo quando o li.

    Beijos!!
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oiee, fiquei surpreso quando você disse que este livro te decepcionou, eu realmente não esperava isso kkk, eu já li Will & Will do autor John Green e estou com A Culpa é das Estrelas e com Teorema Katherine aqui na estante para ler ainda este ano, vou ler estes primeiro e somente depois pensarei se irei comprar Cidades de Papel kkk, parabéns pela sinceridade na resenha, Abraços :D

    ResponderExcluir
  10. Eu já li A culpa é das estrelas e Quem é você Alaska? E até que gostei, apesar que o primeiro achei beem clichê. Esse eu ainda não tive a oportunidade em ler, mas vi resenhas negativas viu? To na dúvida em ler ou não, vou ter que pensar haha

    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi! Eu amo o John Green e estava querendo muito ler esse livro. Fiquei com um pouco de medo de me decepcionar agora :/
    Beijos,

    Letícia
    http://www.odomdaescrita.com.br/2014/03/31032014-50-anos-do-golpe-militar_31.html

    ResponderExcluir
  12. Oi Érick!

    Todos que leram esse livro depois de já ter lido ACEDE e Quem é você, Alasca? dizem o mesmo. Que este é o mais fraco dos livros do Green e que se assemelha muito a Alasca. Eu já li dois livros do autor e gostei muito. Não sei se lerei esse, talvez pelo filme. Gostei da sua opinião.

    Abraço

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Acabei de ler um livro do John Green. Felizmente não comecei por esse então gostei muito do autor.

    www.corujicesnomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Leno td bem ?
    Eu sou louco ´para ler esses livros, me falaram muito bem dele. Mas já que foi o do John que você menos gostou, vou ler os outros primeiros.
    Parabéns pela resenha. Abraços, Lê.


    www.obaudosmelhores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Leno,
    tudo bem?
    é a primeira vez que o vejo aqui no grupo, já estou seguindo seu blog. Eu nunca quis ler a culpa e das estrelas, pois acho a história muito triste. Mas tenho lido algumas resenhas dos outros livros do autor e fiquei bem interessada. Que pena que esse livro não lhe agradou, então, acho que nunca começaria por ele.
    Mas gostei da sua resenha.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oie.
    Eu não sabia que teria adaptação para o cinema desse livro, li apenas um livro do autor e gostei, mas admito que a ideia de Cidades de Papel não me atraiu, e agora ainda menos depois de ler sua resenha.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  17. Olá... nossa fiquei triste com o que vc disse agora sobre esse livro, porque eu estou com uma imensa vontade de lê-lo, mas mesmo que você tenha dito que ele te prende, mas que te decepcionou fiquei com uma pulga atrás da orelha porque foi o único livro desse autor que tive vontade de comprar até agora. Sobre a culpa é das estrelas eu li emprestado o livro e não cheguei a me decepcionar, mas fiquei completamente frustada porque diante de uma imensa comoção criei uma expectativa muito alta para leitura que no final não era tudo que eu esperava... então assim, acho que nesse nem vou crescer as minhas expectativas, bora ver o que ele vai retratar em mim. Xero!

    ResponderExcluir
  18. Oie
    O único livro do John que li foi A Culpa é das Estrelas, estou com ''Quem é você, Alasca?'' aqui e em breve vou ler. Eu tenho medo de ler outro livro do John, porque ACEDE foi tão emocionante e triste e eu gostei tanto que tenho medo de me decepcionar, por isso tenho receio. Eu quero ler Cidades de Papel, mas só que mais para frente, antes vou ler ''Quem é você, Alasca?"' Ótima resenha.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  19. Oi,
    Já li outros livros do autor e gostei muito.
    Confesso que esse eu esperava algo mais, uma história diferente do que encontramos, realmente um pena, mesmo a história nos pretendo.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  20. Oiee =)
    ainda não li nenhum livro do autor e estou curiosa com a escrita, e vou seguir a tua dica e não começar com esse livro, mas bem surgiu a curiosidade aqui rs

    ResponderExcluir
  21. Oi Querido!
    Eu não li esse ainda! Fiquei meio surpresa que esse seja o menos gostou do John! Eu ouvi dizer que era um dos melhores dele! Mas vou acabar lendo e ficando minhas conclusões!
    Boa resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Vai ser adaptado pro cinema?? Que legal, nao fazia a menor ideia! Nunca li nada do John Green mas ja tinha ouvido falar que esse nao é dos melhores e vou começar por a culpa´e das estrelas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi Leno!
    Eu também fiquei super feliz em saber que Cidades de Papel vai virar filme. Eu adoro esse livro! Na verdade, adoro qualquer coisa que o John Green escreve, mas acho que esse livro em particular é o mais fácil de se identificar porque os personagens são mais próximos da realidade do que os protagonistas de seus outros livros (além de serem muito divertidos).
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oie! Eu tbm não gostei muito desse livro! Esperava muito mais dele!
    Bjs, comenta por favor nessa resenha ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/04/as-mentiras-de-locke-lamora.html

    ResponderExcluir
  25. Olá Leno tudo bem ?

    Vou ser bem sincero com você, todo vez que eu leio várias resenhas de um determinado livro e vejo o pessoal comentando fico com uma expectativa muito grande, por ter gostado de A Culpa é das Estrelas eu pretendo ler outros livros do John Green, mas não quero criar nenhuma expectativa, não li nem a sinopse de nenhum dos outros livros dele e se algo sobre os livros é porque alguém comentou comigo. Por isso não vou opinar sobre o livro agora, só depois que eu lê-lo.
    Abraços, Carlos.

    ResponderExcluir
  26. Oi Leno,

    Sempre que passo pelas livrarias, sejam físicas ou virtuais, acabo sempre pegando os livros do John Green, mas nunca me motivo a comprá-los, talvez ainda não tenha chegado o momento de ler a obra dele. Confesso que de todos que vi, o que fiquei mais tentada a comprar foi este Cidade de Papel, porém agora com sua resenha e por mais uma ou duas que li, não o comprarei, pois acho que a estória não me cativará.

    Bjs
    Tânia Bueno
    http://facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Ao comentar deixe o link do seu site/blog para que eu possa retribuir o seu comentário.

Obrigado pela visita!
Like Livros.