18

Resenha: Insurgente - Veronica Roth


Sobre o livro:

Título: Insurgente
Saga: Divergente
Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco
Páginas: 512


Sinopse:

Na Chicago futurista criada por Veronica Roth em Divergente, as facções estão desmoronando. E Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas. Em Insurgente, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama - e a própria vida – enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor. 

Resenha:
ATENÇÃO: Esta resenha pode ter spoiler de Divergente

Insurgente é o segundo livro da saga Divergente, você pode ler a resenha clicando aqui.


"Insurgente. Substantivo. Uma pessoa que age em oposição à autoridade estabelecida, mas que não é necessariamente considerada agressiva."

A Erudição está querendo tomar todo o controle da cidade e destruir os divergentes, deixando a sociedade dividida. Uns preferem não se envolver e outros escolhem apoiar. A única solução para os que não querem contribuir e para os que estão sendo procurados é procurar abrigo nas facções que restaram: Amizade e Franqueza.


Tendo um maior apoio, a pequena parcela que escolheu não contribuir começa pensar num plano para derrubar a Erudição, mas o problema é que ninguém sabe em quem confiar.

Neste livro, é visível a mudança de Tris. Ela se tornou mais humana, mais forte e com uma mente um pouco suicida, se arriscando várias vezes para salvar a vida dos outros. Além disso, muito mais ação, muito mais aventura e mortes surpreendentes correm nas páginas. Os personagens nos pegam de surpresa mudando de lado em horas e de formas inusitadas.

Opinião:

Tris está passando por uma fase muito difícil, além de ter perdido algumas pessoas próximas, ela está completamente traumatizada e vai passar o livro todo sendo babaca, fazendo de tudo para tentar salvar a vida dos outros. 

A narrativa do livro é bem intensa, os acontecimentos, na maioria das vezes, são marcantes e emocionantes. Isto faz com que o leitor devore o livro, com muita adrenalina até as últimas páginas. O final é a parte mais surpreendente, onde acontece algo bombástico e inesperado. 

Valeu a pena ter insistido na série porque agora eu estou super ansioso para ler a continuação: Convergente. Espero me surpreender ainda mais.

18 comentários:

  1. Que resenha legal... Já vi o filme e espero que seja como você falou "o livro".
    Parabéns! Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    Obs: Estou seguindo! Não deixe de seguir o meu. :)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Leno!
    Eu também devorei cada página desse livro num piscar de olhos. E quando li a continuação...
    Ainda não pegou nenhum spoiler de Convergente?
    Que vontade de dar minha opinião, haha.
    Essa trilogia ém uma das que mais gosto.
    Beijos

    Construindo Estante || Curta a fan page

    ResponderExcluir
  3. Olá!!

    Eu não li os livros, mas assisti o primeiro filme, e gostei de saber o que aconteceu nesse livro, Uma pena que a autora tenha deixado a personagem parecer uma babaca em alguns momentos.
    Não leria o livro, mas já quero as continuações do filmes :D

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Olá =)

    Gostei da sua resenha, mas mesmo com ela não me empolguei em começar a trilogia. Já tenho os livros e as amigas vivem tentando me fazer começar. Mas ainda não comecei, rs. Fico feliz que o final do segundo livro tenha te surpreendido mesmo Tris sendo babaca o livro todo, rs.

    Beijos
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Leno, tudo bem?

    Já li os dois primeiros livros da trilogia é gostei muito. Tris é uma personagem que gosto e adoro o Quatro <3. Como algumas pessoas, eu também recebi aquele maldito spoiler nas redes sociais e por isso me recuso a ler Convergente, é algo que não consigo nem mesmo pensar. Quem sabe um dia esse trauma passe, mas por enquanto não. Mas te desejo uma ótima leitura. Ah.. Gosto dos filmes.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  6. Olá =)

    Ainda não me interessei pela trilogia, embora todos me indiquem a leitura. Acho que irei gostar, mas não dei uma chance ainda. Gostei da sua resenha, espero que o último te surpreenda ainda mais.

    Beijos,
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Leno, tudo bem??
    Realente o final do livro foi bombástico eu reli umas três vezes sem acreditar kkkkk. A Tris estava perdida, mesmo mostrando um pouco mais de maturidade... o fato de ela ter perdido pessoas próximas a ela, fez com que ela colocasse as pessoas a sua frente... isso eu achei legal, mas achei exagerado. Enfim, assim como você eu estou louca para ler Convergente, mas estou com medo rsrsrsrs. Xero!!

    ResponderExcluir
  8. Olá ^^
    Ler Divergente pra mim foi uma experiência muito boa, mas a qualidade da trilogia decai a partir do segundo livro, me decepcionando em alguns pontos: o motivo da existência dos divergentes, por ex., pensei q seria muito mais fodástica :(
    Mas não chega a ser ruim por isso.
    bjs
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Espero sinceramente que você goste de Convergente e guarde boas lembranças dessa série. Não gostei de nenhum dos três livros, não me dei bem com a escrita da autora, não achei nada emocionante, na verdade eu ficava era entediada enquanto lia. Infelizmente, não devorei nenhum dos volumes. Esperava bem mais. Apesar de achar a ideia ótima, não gostei do modo como foi executada.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bem?

    Então eu já li esse livro a 1 ano e realmente ele e bom, sua narrativa e pesada algumas vezes, mais não me senti tão presa a estória, acho que por ter sido um livro que a Verônica escreveu com 21 anos ela deixou algumas coisas a desejar, não e uma autora que eu pretenda ler mais alguma coisa que escreva, eu já sei o final do terceiro e bom minha opinião não e das melhores, mais o segundo vale a pena.
    Gostei da sua resenha, bem elaborada, bom trabalho.
    Beijinho.
    http://brendalandim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Insurgente terminou me deixando tipo: OMG, o que vai acontecer agora!
    O livro é bem intenso mesmo e, apesar de não tê-lo achado melhor do que o primeiro, coloquei fé na continuação. Que me decepcionou em todos os sentidos =/
    Mas vai fundo, espero que sua experiencia seja melhor do que a minha rs

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi Leno, tudo bem?
    Realmente a Tris passa o livro sendo uma babaca e tentando morrer para salvar os outros nesse livro. Mas concordo que a leitura é intensa e você não consegue largar até acabar. E o final? Tive que ler várias vezes para entender, fiquei confusa demais. Também estou louca para ler a continuação, mas ainda não tive tempo.


    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  13. Oi.
    Li Divergente e amei, mas Insurgente não rolou de forma alguma, tive a impressão de que o livro foi escrito por
    outra pessoa, o enredo não me prendeu.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  14. Oi Leno, tudo bem?
    Me conta vai, que final bombástico foi esse??? Não me deixe assim na curiosidade!!!!!!! Também, não vou te contar o que acontece em Convergente. Já me disseram tudo, risos.... Eu ainda não li essa trilogia, mas depois que vi o filme, me apaixonei!!!! Acho lindo ela querer salvar os outros, não existe gesto de amor maior do que esse, se sacrificar. E fico imaginando o que ela deve sentir com todos ao seu redor morrendo, não deve ser fácil. Não vejo a hora de ler os livros!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá Leno, essa é um trilogia que eu quero muito ler esse ano <3 Pela sua resenha esse livro como o anterior deve estar cheio de cenas bem marcantes e intensas.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  16. Oi, Leno!

    Confesso que não me dei bem com essa história. A leitura de Divergente já foi difícil, mas Insurgente tive que abandonar. Muito chato e a leitura não rendia. E a Tris? Pior que a Bela. Quem sabe eu leia de outra maneira, tentando ver as qualidades que você citou na resenha.
    Abraços

    www.estantejovem.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, Leno!
    Eu amo essa trilogia. Confesso que estou relutante pra ler Convergente, pois algumas pessoas disseram que se decepcionaram com o final. Mas o primeiro e esse, eu li e amei ambos.
    Espero não me decepcionar também com o desfecho da trilogia.

    Beijinhos!
    Jaque | Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  18. Oi Leno,
    Juro que quando vi que era resenha de insurgente pensei ler, mas como não li ainda Divergente resolvi espera, pretendo ler em breve e na volta leio :D
    Beijos



    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir

Ao comentar deixe o link do seu site/blog para que eu possa retribuir o seu comentário.

Obrigado pela visita!
Like Livros.