12

Resenha: Percy Jackson - O ladrão de Raios / Rick Riodan.

Título: O ladrão de Raios.
Autor: Rick Riordan.
Editora: Instínseca
Gênero: Fantasia
Páginas: 387

Sinopse: Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.

O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.


Resenha:


 Quem me conhece sabe que eu não tinha a mínima vontade de ler Percy Jackson. Pois é! Certo dia fui à livraria da minha cidade e não sabia qual livro comprar. O ladrão de raios estava me chamando muita atenção, então eu pensei: "Como posso julgar um livro que eu nunca li?". Fiquei na dúvida mas não resisti ao ver aquele livro esperando por um leitor. Foi assim que eu decidi comprar e ler Percy Jackson - O ladrão de raios.

Percy é um garoto muito diferente dos outros que moram na sua cidade, além do déficit de atenção, ele tem dislexia. Por estes motivos, ele acaba sendo expulso de várias escolas. Porém, tudo começa a fazer sentido na sua vida quando ele descobre que é um garoto especial por ser um Semideus (Meio-sangue) ou seja, filho de um deus muito poderoso.

Sim, ele é metade humano e metade deus. Engraçado, não é? Mas há uma justificativa: Os deuses da mitologia grega se apaixonavam por humanas e tinha filho com elas. Alguns humanos não sabem suas origens, porém a minoria - incluindo Percy Jackson - descobrem que são meio-sangue e são levados para um lugar seguro chamado de Acampamento meio-sangue.

É no acampamento meio-sangue que Percy junto com os outros semi-deuses são treinados para se defenderem nas batalhas. Lá ele conhece duas pessoas importantes: Annabeth (filha de Atena) e Grover que é um sátiro (Meio bode/meio humano). Após Percy descobrir que é filho de Poseidon (deus do mar) ele ganha uma missão que talvez possa colocar sua vida em risco.

O raio mestre de Zeus foi roubado e Percy junto de Annabeth e Grover saem do acampamento para encontrá-lo. Os três estão juntos em uma missão pelo mundo, onde monstros aterrorizantes aparecem. Entre eles destaco a Meduza, pois foi o segundo monstro mais aterrorizante, perdendo apenas para a senhora Dodds. A leitura é rápida, pois o leitor fica curioso para saber quem realmente roubou o raio de Zeus.

O mundo real é onde os monstros estão. É onde a gente aprende se serve para alguma coisa ou não.

Opinião: 


Sim, eu gostei do livro. Gosto muito de livros com fantasia e Percy Jackson - O ladrão de raios é um dos melhores no gênero. Deuses, sátiros, sapatos voadores e as criaturas aterrorizantes deixam o livro quase completo. Pois é, faltou um pouco de romance no primeiro livro. Talvez esta seja uma qualidade dos próximos volumes. Mas é aí que está o problema, não sei se vou ler o segundo livro... Não é que não gostei, é que têm vários outros livros na frente para serem comprados. Mas nem tudo é perfeito, a narrativa do livro é um pouco infantil, o que não é um problema pois o maior público do livro são os adolescentes. Quem está acostumado com livros "maduros" vai estranhar a escrita de "O ladrão de raios". Convenhamos que Rick Riordan manda muito bem quando o assunto é fantasia. Eu recomendo o livro.

Sobre a adaptação ao cinema: Como podem ter feito aquilo com o filme? Não é nada fiel ao livro. É decepcionante! Mudaram até o personagem que rouba o raio de Zeus. Poucas coisas são como o livro. Porém, eu gostei muito da escolha dos autores. Grover é muito engraçado no filme. muito mesmo. Não julgue Percy Jackson - O ladrão de raios pelo filme. Leia o livro. pois a obra é completa e mais emocionante.

12 comentários:

  1. Oi, Érick.

    Eu tinha muito preconceito com Percy Jackson por que sempre achei muito parecido com Harry Potter que eu amo. Obviamente, as histórias são diferentes e só algumas coisas lembram a saga de J.K Rowling. Também achei a escrita um pouco infantil, mas isso não me incomodou. Eu gostei dos livros, mas não me apaixonei. Se você conseguir ler o resto algum dia, te digo que a série spin-off (Os Heróis do Olimpo) é muito melhor! Fica menos infantilizado do que "Percy Jackson e os Olimpianos".

    Beijos
    aquelaborralheira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Espero que um dia você leia o resto da saga de PJO (so digo que ficara chocadi com as coisas que acontecem no ultimo livro).
    O filme em si é uma merda! Não tem outra palavra para descrever, mas o bom é que melhora um pouco no segundo Filme.
    A escolha do ator para fazer o Grover de inicio me surpreendeu ate porque ela nai tem nada a ver com o do livro, e eu acho que eles não podiam ter escolhido personagem melhor

    ResponderExcluir
  3. Oi Érick :)

    Eu pretendo ler Percy ainda mas não sei quando farei. Não acredito que o Luke não rouba o raio no livro rs. Abraços!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Érick.
    Dia desses comprei a coleção Os Heróis do Olimpo pra minha priminha que já leu toda a série PJ e os Olimpianos e se encantou.
    Eu não conheço a narrativa de Rick Riordan ainda, tenho até vontade de ler seus livros, mas ainda não é aquela vontade, principalmente sabendo que a narrativa é mais infantil....não é qualquer livro infanto-juvenil que me conquista.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Adoro Percy Jackson também! É uma das minhas séries preferidas.
    Que legal que curtiu o livro \õ/
    E o filme realmente foi uma decepção. Uma das piores adaptações de livros que já vi, :/
    http://leiturasdoedu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oii, tudo bom?
    Fico feliz que mesmo não querendo ler, tenha comprado o livro e gostado da leitura. Já li todos da série e gosto muuuito. Também senti falta do romance e já vou avisando que demora um pouco a acontecer alguma coisa nesse sentido :/ Mas, sinceramente, acho que você deveria ler o resto, a série fica cada vez melhor. Entendo que é difícil quando temos vários livros na frente, mas ainda assim.
    Realmente, o filme ficou horrível, né?
    Adorei a resenha!

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
  7. Oi Erick, gostei da resenha, ficou muito boa e diferente das outras, e gostei da sua sinceridade :) Li esse livro, gostei muito, não curti foi o segundo... Já o filme = lixo, desrespeito com o livro, na boa..

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Erik, primeiramente obrigado pela visita.

    Eu tenho vontade de ler esse livro já há um tempo, mas geralmente tenho problemas em ler livros que estão muito em moda. Odeio modinhas.
    Mas acho que em breve lerei, pra ver se perco a má impressão, já que sempre leio bem sobre ele.
    Assisti o filme, mas geralmente não espero fidelidade de livros que são transformados em filme, geralmente a intenção dos roteiristas pé chamar a atenção de novos telespectadores do que agradar os fãs do livro. Ou seja, só visam lucro. Uma vergonha.

    Beijos e te segui ;)

    Conversas de Alcova

    ResponderExcluir
  9. Oi Erick

    Gostei da resenha, você escreve bem. Olha numa coisa eu me identifiquei com você, que foi o fato de demorar para gostar do livro. Eu li dando uma terceira chance para o livro e ai eu consegui gostar. E sobre o filme : Desrespeito total.

    Abraço
    meupequenomundodeblablabla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ler Percy é uma meta que eu quero cumprir esse ano. Ainda não completei a série Ladrão de Raios, mas já tenho os 3 primeiros livros. Acho que é unanime que o filme não presta. Acho que depois que o segundo tb não fez muito sucesso, talvez eles desistam, né? Vamos ver...

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oii!

    Primeiro quero agradecer pela visita e pelo comentário.

    Adorei a resenha, você escreve de uma maneira bem simples e direta e achei sua opnião sobre o livro muito útil, pretendo ler Percy Jackson ainda esse ano ainda não sei quando, mas estou muito afim.

    Beijos

    http://osuficientee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Erik! Eu tbm tnho um blog de resenhas literárias http://entrefrasesepalavras.blogspot.com.br/. Gostei muito do teu jeito de escrever! Inclusive escrevi de toda a primeira saga e pretendo escrever sobre os cinco volumes da segunda! Se tu te interessar pelos outros 9 volumes rsrsrs creio q n te arrependerás. Fiquei chocada com as revelações que Rick Riordan revela na segunda saga. É menos infantil, até pq eles estão com seus 17,18 anos... Eu gostei e já estou lendo a trilogia dos Kane, dessa vez o autor propõe mitologia egípcia.

    ResponderExcluir

Ao comentar deixe o link do seu site/blog para que eu possa retribuir o seu comentário.

Obrigado pela visita!
Like Livros.