7

Resenha: Carta de Amor aos Mortos - Ava Dellaira

Sobre o livro:

Autora: Ava Dellaira
Editora: Seguinte
Páginas: 337
Gêneros: Drama/Infanto-juvenil

Sinopse: Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.


Resenha:

Laurel tem quinze anos e está tentando recomeçar a sua vida depois da perda recente da sua irmã mais velha May. Sua família está toda abalada, sua mãe se mudou para a Califórnia, deixando-a sob a guarda do pai e da tia Amy, com quem ela mora semanalmente.

 No primeiro dia de aula do ensino médio, a professora de inglês pede para a turma de Laurel que façam o seguinte trabalho: escrever uma carta para uma pessoa que já morreu. Laurel não escolhe apenas um destinatário, ela escolhe vários, dentre eles estão Amy Winehouse, Kurt Cobain, Janis Joplin e Heath Ledger.

Ao longo dessas cartas, a protagonista nos conta coisas do seu dia-a-dia: como está se adaptando à nova escola, como se sente em relação aos pais separados, seus novos amigos, suas aventuras... Como está lidando com a perda da irmã e até sobre um  menino que surge na sua vida. Faz das cartas um diário.

Laurel conhece duas novas amigas que a leva para um mundo totalmente diferente do que ela estava acostumada, um mundo de festas, bebidas e confusões. Ela se apaixona por Sky, um menino super misterioso que ao longo do tempo vai se abrindo.



Opinião: 

Decidi ler o livro após uma descoberta: os destinatários das cartas são meus ídolos. A autora escolheu alguns dos melhores artistas para colocar no livro, artistas que tinham personalidade forte e que ganharam destaque pelo que faziam.

Nem todos conheciam os artistas citados no livro, por isso a autora devia apresentar-lhes ao leitor, e nisso ela deixou um pouco a desejar, como nessa carta que a Laurel escreve para a atriz Judy Garland:


“Querida Judy Garland,
[...] Depois, o filme passava como um borrão preto e branco, e de repente você tinha sono. Seu pai a levava para fora, e era hora de voltar para casa naquele carro enorme [...]


[...] Você não queria que ninguém ficasse triste, então continuava cantando. Quando ouvia seus pais brigando, você cantava para que rissem. Você usava a sua voz para manter a família unida. E para que você mesma não desmoronasse. [...]”

Ao longo do livro a autora mostra a vida amargurada de Laurel e lhe dá parceiros que ajudam a protagonista entender que tudo pode ficar bem.  Ela colocou as pessoas certas na vida da personagem.

Carta de amor aos mortos é um ótimo livro. Laurel é sensível, doce e bem carismática, par perfeito para o Sky. A sua história é bem triste, me tocou muito e me mostrou o quão importante é não se abalar mesmo quando a vida te dá uma rasteira e te deixa no chão. Mostra a importância de se seguir sempre em frente.

Resenha escrita por: Leno Fagundes.

7 comentários:

  1. Esse livro eu já perdi as contas de quantas vezes tive pra comprar e desisti. Sempre tive vontade de ler, mas apareci um outro livro que me fazia esquecer dele naquele momento. Mas ainda está na minha lista de leituras.

    www.leitoracompulsiva.com

    ResponderExcluir
  2. ESTOU DOIDA PARA LER ESSE LIVRO. SUA RESENHA ESTÁ OOTIMA

    ResponderExcluir
  3. Nossa. ...Não imaginava que esse livro era assim. ...

    Já o vi por ai mas essa é a primeira resenha que leio....E adorei!

    Agora fiquei mais que curiosa pra ler.

    Parabéns. ...

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. O que me acha atenção no livro sem sombra de dúvida são as cartas aos famosos, uma ótima ideia do autor, com relação a protagonista espero a conhecer e entender sua dor em perder alguém a quem amamos. beijos

    Joyce

    ResponderExcluir
  5. eu amo esse livro só pela capa, ainda não li. Mas só ouço comentários maravilhosos sobre ele. Adorei os trechinhos que você colocou.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  6. Oi, Leno.
    Não fazia ideia da premissa de Carta de Amor aos Mortos. Sempre via a capa por aí e me encantava, mas nunca fui atrás do livro. Agora que sei do que se trata, talvez leia. Pelos trechos que você colocou, não sei se gostarei muito da narração, mas darei uma chance.

    Até logo,
    Celly.
    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Tudo bom?
    Mesmo você tendo gostado do livro, infelizmente a temática não me atraiu, achei meio bizarro esse lance de escrever cartas para quem já morreu, principalmente se forem famosos, que não se tem nenhuma ligação.
    Beijos

    ResponderExcluir

Ao comentar deixe o link do seu site/blog para que eu possa retribuir o seu comentário.

Obrigado pela visita!
Like Livros.